Herbert Henry Asquith

quinta-feira, 28 de maio de 2009



Herbert Henry Asquith, 1º Conde de Oxford e Asquith, KG, PC (12 de Setembro de 1852 – 15 de Fevereiro de 1928) foi um primeiro-ministro liberal do Reino Unido entre 1908 e 1916.

Asquith era filho de um fabricante de roupas de Yorkshire. Foi educado em Londres e em Balliol College, Oxford, onde começou a mostrar a sua liderança, tornando-se líder da União de Oxford. Casou-se em 1877, com Helen Kelsall Melland, filha de um médico de Manchester. Com ela, teve 5 filhos, Raymond, Herbert , Arthur Melland Asquith, Violet e Cyril Asquith. Violet e Cyril chegaram à nobreza por seus próprios méritos, sendo que Cyril chegou a ser membro da Casa dos Lordes. Helen Kelsall Melland faleceu em 1891, por causa da febre tifóide.

Contraiu segundas núpcias com Margot Tennant, filha de Sir Charles Clow Tennant, com quem teve dois filhos: Elizabeth (logo Princesa Antoine Bibesco) e o diretor de cinema Anthony Asquith. Sua descendência mais famosa chega aos nossos dias pela atriz Helena Bonham Carter, neta de Violet. Seu bisneto, Dominic Anthony Gerard Asquith, é hoje o embaixador britânico no Iraque.

De 1876 até a década de 1880, ganhou a vida advogando. Destaca-se como pacifista, mas sem abdicar do imperialismo britânico.

Foi eleito para o Parlamento em 1886, por East Fife, na Escócia. Fez parte do Gabinete de William Ewart Gladstone. Durante dez anos, os conservadores ficaram no comando do Governo e os liberais somente voltariam a ter maioria no Parlamento sob a liderança de Henry Campbell-Bannerman. Neste gabinete, foi chamado a ser o "Chancellor of the Excheque" (Ministro das Finanças), em 1906. Com a saída de Campbell-Bammerman, é convidado pelo rei Eduardo VII a formar um novo gabinete.

Asquith não conseguiu eleger-se em 1918. Somente voltou ao parlamento em 1920, eleito por Paisley. Em 1923, foi feito Conde de Oxford e Asquith, sendo levado a Câmara dos Lordes. Foi um dos grandes articuladores para a formação do governo trabalhista de Ramsay MacDonald, em contraposição aos conservadores. Faleceu em 1928, tendo pedido que não houvesse funeral público.
 
Biblioteca Aderbal Piragibe | Adaptação by Jane Mécia Oliveira ©2010 | Baseado no Template Oggi/Novo Blogger