Bhumibol Adulyadej

terça-feira, 11 de maio de 2010


Sua Majestade Bhumibol Adulyadej é o nono rei da dinastia Chakri (iniciada em 1782) e o rei de maior reinado da história da Tailândia. Nascido no Estados Unidos em 1927 (onde seu pai, Príncipe Mahidol, estudava medicina na Universidade de Harvard), estudou em Bangkok e na Suíça. O Rei Bhumibol era o sobrinho de Rama VII (Rei Prajadhipok, 1925-35) assim como o irmão mais novo de Rama VIII (Rei Ananda Mahidol). Seu nome inteiro, incluindo o título real, é Phrabaatsomdet Boramintaramahaphumiponadunyadet (sem brincadeira).

Sua Majestade ascendeu ao trono em 1946 após a morte de Rama VIII, o qual teve um reinado de apenas um ano e uma morte que nunca foi esclarecida e até hoje não se comenta. Ele subiu ao trono ainda muito jovem, com 19 anos, e teve que enfrentar um período em que a realeza perdia seu poder em relação à população. Isso fez com que ele adotasse uma diferente postura em relação à nação. Passou então a criar e apoiar diversos projetos sociais e a atuar em função de um país melhor. Isso aos poucos foi melhorando a imagem da família real, chegando à adoração que se vê hoje.

Um compositor de jazz e saxofonista, o Rei Bhumibol escreveu a “antena real” (a música que acompanha as fotos da família real antes de cada filme exibidos nos cinemas de todo o país). Ele é fluente em inglês, francês, alemão e tai. Até alguns anos atrás ele era visto comumente em seu Rolls Royce passeando por alguns distritos de Bangkok, hoje, entretanto, com a saúde cada vez mais debilitada, suas aparições são raras.

O rei tem seu próprio conselho privado, composto de 14 conselheiros reais que assessoram o rei em assuntos formais. Presidente do conselho privado serve como regente interino até que um novo rei seja noemado.

O rei e a Reinha Sirikit têm 4 filhos: Princesa Ubol Ratana (nascida em 1951), Príncipe Maha Vajiralongkorn (1952), Princesa Mahachakri Sirindhorn (1955) e Princesa Chulabhorn (1957). Segundo as leis reais o filho mais velho do rei é o primeiro da linha de sucessão, o que tornou o Principe Maha Vajiralongkorn o príncipe coroado aos 20 anos de idade, em 1972. Caso ele não esteja em condições de subir ao torno, por alguma doença ou morte, o próximo na linha é a princesa mais velha (Ubol Ratana).

A Princesa Ubol Ratana casou como americano Peter Jensen em 1972 contra os desejos da realeza, o que resultou na perda de seu título real, o qual foi devolvido anos mais tarde. O príncipe mais velho casou-se 2 vezes, sendo a mais recente com uma ex-atriz tailandesa. Seu filho, Príncipe Jathavachara é o mais velho homem na nova geração Chakri.

O sistema político da Tailândia é oficialmente classificado como uma monarquia constitucional, mas a constituição tai estipula que o rei seja reverenciado po r todos e não seja exposto a nenhum tipo de acusação ou ação. De toda forma, a grande maioria dos cidadãos tailandeses tem a figura do Rei Bhumibol como um semideus e naturalmente zelam por sua reputação, parte em defesa das tradições, mas especialmente devido ao seu envolvimento em grandes obras públicas e sociais

No entanto, nem a constituição nem o alto nível real proíbe os tailandeses de comentar sobre a realeza em particular. Por exemplo, a maioria dos tais são a favor que a Princesa Sirindhorn – responsavel por diversas obras sociais - suceda o trono do país, porém ninguém diz isso publicamente ou deixa este sentimento popular escapar para a imprensa tailandesa.

Há ainda a profecia de que a dinastia Chakri irá acabar com o Rama IX (o atual), porém o quadro político recente parece dizer o contrário, mostrando que o rei segue forte e tem mais poder do que se imaginava, sendo o verdadeiro líder do país. O que parece mostrar que as profecias estam equivocadas.

Em 2006 a Tailândia comemorou os 60 anos de reinado do rei, o que faz dele o monarca vivo com o maior reinado do mundo e também o maior reinado na história da Tailândia.
 
Biblioteca Aderbal Piragibe | Adaptação by Jane Mécia Oliveira ©2010 | Baseado no Template Oggi/Novo Blogger