Georg Baselitz

terça-feira, 18 de maio de 2010


Baselitz nasceu o 23 de janeiro de 1938 como Hans-Georg Kern em Deutschbaselitz, Sajonia, no que mais tarde seria a Alemanha do Leste. Seu pai era mestre de escola elementar e a família vivia na escola local. Baselitz conheceu a arte por vez primeira em álbuns de desenhos a lápiz do século XIX na biblioteca da escola. Também ajudou ao fotógrafo natural Helmut Drechsler em ocasionas tomada de fotografias ornitológicas.

Sendo jovem, sua família transladou-se à cidade rural de Kamenz. Baselitz foi à escola local. Na sala da assembleia pendurava uma reprodução do quadro de 1859 Wermsdorfer Wald de Louis Ferdinand von Rayski. Leu os escritos de Jakob Böhme. Aos 14-15 anos pintou retratos, temas religiosos, bodegones e paisagens, alguns em estilo futurista. Em 1955, solicitou a entrada na Kunstakademie de Dresde mas foi recusado. Em 1956, superou o exame para estudar florestal na Forstschule de Taranth e com éxtio solicitou a entrada na Escola Superior de Belas Artes de Berlim Este. Estudou pintura com os professores Walter Womacka e Herbert Behrens-Hangler, e fez-se amigo de Peter Graf e Ralf Winkler (mais tarde conhecido como A. R. Penck). Após dois semestres, foi expulso por «inmadurez sociopolítica». Ao ano seguinte conseguiu com sucesso uma praça na Escola Superior de Berlim Oeste e continuou seus estudos na classe do Professor Hann Trier. Submergiu-se nas teorias de Ernst-Wilhelm Nay, Vasili Kandinsky e Kasimir Malevich. Durante esta época fez-se amigo de Eugen Schönebeck e Benjamin Katz.

Em 1958, após passar de Berlim Oriental a Berlim Ocidental, Baselitz conheceu a sua futura esposa, Elke Kretzschmar. Também produziu suas primeiras obras originais em um estilo diferente e próprio, entre eles retratos imaginarios como Tio Bernhard/ Onkel Bernhard. No mesmo ano, começou a trabalhar na série Cabeça-Rayski/ Rayski-Kopf. Em 1961, adoptou o nome de Georg Baselitz como tributo a sua cidade natal. No mesmo ano, foi admitido na classe magistral de Hann Trier. Em 1962, casou-se com Elke Kretzschmar e tiveram um filho, chamado Daniel. Também acabou seus estudos na Akademie. Em 1963, a primeira exposição individual de Baselitz na Galería Werner & Katz, de Berlim, provocou escândalo público. Dois dos quadros, A grande noite baixo o desagüe / Die große Nacht im Eimer (1962/63) e o Homem nu / Nackter Mann (1962), foram confiscadas pelo promotor. O litigio posterior não acabou até 1965.


Baselitz passou a primavera de 1964 em Schloß Wolfsburg e produziu seus primeiros aguafuertes na oficina de impressão local, que se expuseram mais tarde, nesse mesmo ano. Ao ano seguinte, obteve uma bolsa de seis meses para estudar em Villa Romana em Florencia. Estando ali, estudou a arte gráfica manierista e produziu os quadros Peça Animal/ Tierstück. Após regressar a Berlim Ocidental, trabalhou até 1966 no grupo Azadas / Helden, que inclui a composição de grande formato Os grandes amigos/ Die großem Freunde. Em 1966, nasceu seu segundo filho, Anton, e a família transladou-se a Osthofen, cerca de Worms. A princípios de 1969, produziu mais quadros de grande formato: Guardabosques / Waldarbeiter. Em 1969, usando Wermsdorfer Wald de Louis-Ferdinand von Rayski como modelo, pinta seu primeiro quadro que representa um motivo investido, O bosque sobre sua cabeça / Der Wald auf dem Kopf.

Nos anos setenta, Baselitz expôs com regularidade na Galería Heiner Friedrich de Munique. A maior parte das obras que produziu nesta época são paisagens considerados como quadros dentro de um quadro. Em 1970, no Kunstmuseum de Basilea, Dieter Koepplin organizou a primeira retrospectiva de desenhos e obra gráfica de Baselitz. Na Galeriehaus da Lindenstraße de Colónia, Franz Dahlem organiza a primeira exposição de quadros com o motivo dado a volta. Em 1971, a família Baselitz transladou-se de novo, localizando-se desta vez em Forst an der Weinstraße. Georg usou a velha escola do povo como estudo e começou a pintar quadros com motivos de pássaros. Expôs várias vezes nos anos seguintes na Alemanha. Também participou na documenta 5 de Kassel (1972 ). Nesse mesmo ano começou a usar uma técnica de pintar com os dedos. Depois começou a pintar paisagens até 1975, baseados em motivos dos arredores de Deutschbaselitz. Em 1975, a família marchou a Derneburg, cerca de Hildesheim. Baselitz visitou Nova York por vez primeira e ali esteve a trabalhar durante duas semanas. Também visitou o Brasil, participando em 13.ª Bienal de São Paulo.

Em 1976, Baselitz criou uma oficina adicional em Florencia, que usou até 1981. Em 1977, começou a trabalhar linograbados de grande formato. Começou a ensinar na Academia de Belas Artes de Karlsruhe, onde foi nomeado professor em 1978. Desde 1978 até 1980, trabalhou em dípticos usando a técnica de pintura à témpera, combinando motivos, pinturas com múltiplas partes (séries de motivos), e grandes obras individuais como Die Ährenleserin, Trümmerfrau, Adler e Der lesende Knabe. As obras fizeram-se mais abstractas, predominando nelas elementos escriturales. Em 1980, expôs sua primeira escultura na Bienal de Veneza.

Em 1990, na Nationalgalerie im Alten Museum de Berlim, produziu-se a primeira grande exposição das obras de Baselitz na Alemanha Oriental. Em 1992, demitiu da Akademie der Künste de Berlim. Em 1993, desenhou o palco para a ópera de Harrison Birtwistle «Punch and Judy», representada com direcção de Pierre Audi na Ópera Holandesa em Ámsterdam. Também interveio no Pavilhão Internacional da Bienal de Veneza com a escultura Torso masculino / Männlicher Torso, acompanhada por desmesurados desenhos. Em 1994, Baselitz desenhou um selo para o serviço postal francês. Também produziu seu primeiro quadro de ouro molido nesse ano. Em 1995, celebrou-se a primeira grande exposição retrospectiva da obra de Baselitz nos Estados Unidos, no Guggenheim de Nova York. Esta retrospectiva também se expôs em Washington, D.C. e Los Angeles. Ao longo dos anos noventa, sua obra expôs-se com frequência na Europa.

Em 2004 obteve o Praemium Imperiale em reconhecimento a sua carreira. Baselitz actualmente vive e trabalha em Imperia. Recentemente vendeu seu castelo em Derneburg.
 
Biblioteca Aderbal Piragibe | Adaptação by Jane Mécia Oliveira ©2010 | Baseado no Template Oggi/Novo Blogger